...
Como desenvolver bons hábitos de comunicação entre pais e filhos?
top of page

Como desenvolver bons hábitos de comunicação entre pais e filhos?

por Escola da Inteligência*



Uma comunicação saudável e positiva entre pais e filhos tem influência, por exemplo, na educação, tornando mais fácil para estes compreender e refletir sobre o que lhes é transmitido, em vez de focar em ordens e obediência.


Além disso, a relação e a convivência da família também se tornam mais tranquilas, agradáveis e enriquecedoras, o que favorece o bem-estar de todos.


Pensando nesses pontos, podemos nos perguntar: como praticar uma comunicação saudável em família e criar hábitos para favorecê-la no dia a dia?


Buscando responder a esse questionamento, nos aprofundaremos um pouco mais sobre o assunto, trazendo algumas dicas que podem ajudar. Vamos lá?


Encontre um tempo para se dedicar

Na correria do cotidiano, em meio a tantos afazeres, pode parecer difícil manter uma boa comunicação entre pais e filhos. No entanto, existem formas alternativas para conciliar e gerar uma aproximação entre os mesmos. Hábitos e costumes que podem ser adquiridos e perpetuados dentro da rotina diária.


Um bom jeito de lidar com a correria do dia a dia é organizar/promover momentos para se dedicar à comunicação com seus filhos.


Pode ser em situações bem simples, como na hora do jantar ou no fim de semana, por exemplo. A ideia é utilizar o momento escolhido para se reunir com seus filhos e conversar sobre qualquer assunto. O que vale é encontrar esse espaço na rotina, reconhecendo sua importância.


Estimule uma comunicação aberta e de confiança

O diálogo e a confiança são alguns dos principais componentes de uma boa comunicação. É importante deixar que seus filhos se expressem verdadeiramente, assim como você pode ter franqueza e se abrir com eles sobre as mais diversas questões.


Ao nos abrirmos para o diálogo em família, conhecemos as necessidades e anseios do outro, o que nos permite nos reconhecermos também. Abrimos espaço para a construção de uma relação de confiança, na qual teremos a certeza de que temos um porto seguro para aportar diante das tristezas, mas também das alegrias da vida.

É recomendável que a comunicação seja bem clara e completa, para evitar dúvidas ou más interpretações.


Além disso, ouvir e considerar as características, ideias e opiniões de todos é de grande ajuda pois, assim, seus filhos percebem que são valorizados. Para isso, você pode mostrar, por meio de conversas e atitudes, que está atento e que se importa com as particularidades de cada um.


Coloque-se no lugar dos filhos

Cada pessoa pensa de uma forma única e, por isso, é normal que a mesma informação possa ser compreendida de maneiras diferentes. Assim, um bom exercício de comunicação é tentar se colocar no lugar do outro e refletir sobre como ele pensaria ou se sentiria sobre determinada coisa, agindo com empatia. Isso pode ajudá-lo a encontrar suas melhores formas de se expressar.


Além disso, essa atitude também contribui para entender outros pontos de vista. Todos podem, assim, compreender melhor e valorizar mais os pensamentos e sentimentos uns dos outros, respeitando-se mutuamente.


Invista em uma comunicação positiva

Outra ideia é investir em positividade ao se comunicar com seus filhos. Brigas, xingamentos e posições muito severas costumam impor medo e insegurança, o que pode gerar barreiras para a construção de uma relação aberta e de confiança, além de levar ao afastamento.


Educar é necessário e, às vezes, nesse processo, é preciso corrigir, mas a dica é buscar tranquilidade para fazer isso.  Em vez de gritar, por exemplo, seria mais interessante se mostrar disponível para discutir, conversar, explicando claramente os motivos que levaram a essa repreensão, evidenciando que você está ali para ajudá-los no que for preciso.


Valorize pontos positivos

Também faz toda a diferença dar atenção aos aspectos positivos dos seus filhos. Você pode mostrar o quanto valoriza suas qualidades e ideias por meio de elogios e bons comentários, por exemplo.


Boa comunicação entre pais e filhos favorece a toda à família, proporcionando trocas de experiências e muito aprendizado para ambos os lados.


Sempre é hora de conhecer seus filhos... Converse com eles, observe-os, acompanhe sua rotina.

Boas perguntas podem ajudar neste caminho.

Você sabe:

  • como eles se comportam na escola?

  • como tratam os professores e funcionários?

  • como eles tratam as pessoas longe de você?

  • como eles tratam o(s) colega(s) diferente(s) da sala de aula ou da escola?

  • do que eles são capazes para “serem populares” ou fazerem parte de algum grupo?como eles se comportam no shopping, nas festas? (se bebem, se fumam)

  • se eles estão bem, se estão felizes ou se estão passando por alguma dificuldade, alguma tristeza?


Enfim, eles sabem que podem contar sempre com você?


Observação:

Diálogo gera confiança e constrói amor!



50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page